GTM-N922RNL
 
Buscar
  • MRRH

Empresa saudável e equilibrada





Reduzir o turnover nas empresas é uma meta estratégica de crescimento


O conceito “turnover” é muito famoso no mundo do trabalho e no setor de recursos humanos. Em português, ele pode ser substituído por “taxa de rotatividade” e é um importante indicador nos processos de gestão de pessoas.


Essa rotatividade, que leva em conta o número de entrada (contratações) e saídas (demissões) de colaboradores de uma empresa em um determinado período, se está em alta pode apontar para uma deficiência na cultura organizacional da empresa, indicando que falta motivação no pessoal, que não nutre interesse em permanecer lá, ou falhas democráticas, em que há concessões e privilégios direcionados a poucos colaboradores.


Para as empresas, com o turnover alto ocorrem prejuízos nos departamentos, com constante redução de pessoal, queda de produtividade, perda de talentos e aumento de custos com constantes admissões e desligamentos.


Pensando na saúde da empresa e focado em um planejamento para o crescimento, a equipe de recursos humanos deve focar em um plano de redução de rotatividade, com investigação das causas.


Os gestores devem fazer entrevistas e pesquisas demissionais para entender os motivos que levaram à demissão e então definir se a taxa de turnover está acima do considerado adequado para a renovação natural da equipe.





Criar condições para evitar a alta rotatividade



Mantenha remuneração adequada aos cargos e experiências;

Existem muitos fatores que influenciam na troca de emprego, mas salários mais altos são a principal causa de pedidos de demissão.


Crie boas condições de trabalho;

Jornadas exaustivas, pressão e sobrecarga afetam a qualidade de vida do colaborador e influenciam na decisão de buscar por outras vagas.



Busque meios de aprimorar performances;

Os colaboradores que enxergam possibilidades de crescimento, e encontram ambientes com menos conflitos, tendem a buscar criatividade nas atividades exercidas e mantêm-se motivados.


Recrutamento assertivo;

Pessoal adequado ao perfil da vaga com as competências técnicas e valores alinhados à empresa, evitam demissões voluntárias e desligamentos. Para isso, crie testes e entrevistas, além de implementar períodos de experiência.

Na Mr. Rh, os serviços de recrutamento e seleção levam em conta o porte da empresa, seu posicionamento no mercado e a sua cultura organizacional. Além de ouvir os empregadores para elaborar detalhadamente o perfil técnico da vaga em aberto.



Política de benefícios;

Uma gama de direitos aos colaboradores faz toda a diferença na retenção de pessoas.Vale-alimentação, descontos em farmácias, lanches no expediente, vale-cultura, bonificações são alguns dos exemplos que fazem a diferença.





Para consultorias, entre em contato com a Mr. RH e conheça nossos serviços para gestão de RH

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo